Serviços de Apoio

A APCOR disponibiliza aos seus associados um conjunto de serviços em diversas áreas: 

Aconselhamento Jurídico com incidência nas questões laborais e direito do trabalho
Apoio Económico e Fiscal com destaque para a informação sobre obrigações tributária, projetos e linhas de apoio públicas,
Licenciamento Industrial e Ambiente
Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho, em colaboração com o CTCOR – Centro Tecnológico da Cortiça e Formação em articulação com o CINCORK – Centro de Formação Profissional da Indústria de Cortiça.

 Organiza ainda  workshops, seminários e congressos sobre diversas temáticas de relevo para o setor, como a Cork Global Conference e momentos de interação entre os associados, como o Jantar de Natal. Disponibiliza também as suas instalações para eventos dos seus associados.
Informação
 

A APCOR recolhe, gere e divulga o conhecimento que é produzido sobre a cortiça e os seus produtos e assume-se como o centro de informação do setor da cortiça.

- Possui uma biblioteca, mediateca, fototeca e um arquivo de artigos nacionais e internacionais sobre a cortiça e setores relacionados.
- Publica o Notícias APCOR, brochuras e folhetos sobre a cortiça e seus produtos.
- Estabelece uma relação regular com os órgãos de comunicação social nacionais e internacionais. 
- Eabora estudos setoriais com caráter analítico e prospetivo, pesquisas sobre as preferências do consumidor, disponibiliza informação estatística regular e colabora com outras entidades em trabalhos mais genéricos sobre a fileira da cortiça ou a fileira florestal.

Promoção e Internacionalização

A promoção da cortiça e das suas aplicações é crucial para a APCOR. Através de uma diversidade de estratégias e canais de comunicação, a APCOR procura disseminar informação sobre as características e vantagens da cortiça, destacando a sua sustentabilidade, versatilidade e performance.


A voz da cortiça tem chegado aos vários continentes (Europa, Ásia, América e Oceânia) e o reconhecimento da cortiça como produto de excelência no mundo tem a marca APCOR. Os seus projetos são desenvolvidos em parceria com as entidades públicas, mas o apoio dos seus associados e das empresas e associações congéneres nos vários países tem sido fundamental para afirmar a cortiça como produto de excelência.

Todos os anos, são desenvolvidas ações de promoção e valorização da cortiça, a nível nacional e internacional, desde a organização de visitas de líderes de opinião ao setor, participação em eventos, gestão dos canais digitais e produção de materiais diversos do qual destacamos o Corkologist.

A associação disponibiliza, ainda, o Cork Welcome Center – um centro de informação sobre a cortiça, desde a floresta aos produtos finais – e o Cork Experience Tour – organização de visitas de turistas às empresas do setor.

Inovação e desenvolvimento
 

Inovar para crescer é o mote que tem levado a APCOR a promover e a incentivar a inovação e o desenvolvimento como fatores de sucesso do setor e, consequentemente, das empresas. Através da parceria em primeira instância com o CTCOR mas também com empresas, outras associações, escolas e universidades, desenvolve projetos que cobrem diversas áreas com um enfoque particular para a otimização dos produtos e processos mas também a descoberta de novas aplicações para a cortiça.

O conhecimento do sobreiro e da cortiça tem motivado, continuamente, novas áreas de investigação que mobilizam equipas multidisciplinares, tendo gerado saberes e práticas que são implementadas pelos agentes do setor.

Formação

A aposta na qualificação é um pilar fundamental e é assegurado pelo Cincork, entidade protocolada entre a APCOR e o Estado Português, através do IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional.
 
Qualidade
 

Em parceria com a C.E.Liège - Confederação Europeia da Cortiça, a APCOR é a entidade responsável em Portugal pela divulgação e apoio à implementação do Código Internacional das Práticas Rolheiras e o respetivo sistema de acreditação, o Systecode. Este sistema estabelece padrões rigorosos para a produção de rolhas de cortiça em toda a cadeia de produção.

Anualmente, as empresas são submetidas a auditorias por entidades externas para garantir o cumprimento dos requisitos do sistema, o que reforça a credibilidade e confiança dos consumidores nos produtos de cortiça. Essa parceria entre a APCOR e a C.E.Liège é essencial para fortalecer a posição da cortiça no mercado internacional e assegurar a sua performance.

Normalização

A APCOR apoia o CTCOR, que passou a ser o Organismo de Normalização Setorial, dinamizando o trabalho da Comissão Técnica de Normalização no domínio da cortiça e respetivas subcomissões. Um trabalho que é realizado em parceria com o IPQ - Instituto Português da Qualidade e que visa a análise e atualização das normas para dar resposta aos padrões mais exigentes dos clientes e consumidores do setor.
Contratação coletiva

A APCOR assegura anualmente a negociação da contratação coletiva de trabalho, com os Sindicatos representativos dos trabalhadores da indústria e escritórios, do setor da cortiça, procurando criar condições para o desenvolvimento competitivo das empresas e das condições dos trabalhadores do setor.
Protocolos
 

A APCOR estabeleceu protocolos de cooperação com diversas entidades que trazem vantagens e condições especiais para os associados. O leque de protocolos estende-se a áreas tão distintas como: Banca, Seguros, Consultadoria, Hotelaria, Fornecedores da Indústria da Cortiça, entre muitos outros.

.

Cooperação institucional
 

A cooperação entre organismos do setor da cortiça e setores adjacentes é outro objetivo da APCOR.

Deste modo, além da rede associativa a APCOR coopera regularmente com diversas entidades nacionais e internacionais.

Cork Welcome Center

O Cork Welcome Center é um espaço de informação e educação sobre a fileira da cortiça – desde a floresta até aos produtos. É uma montra do setor, dando a conhecer o sobreiro, a cortiça e suas propriedades, bem como evidencia as múltiplas aplicações da cortiça e a inovação setorial.
Possui, ainda, uma pequena loja para quem desejar adquirir alguns produtos.

É um espaço aberto a todos (turistas, escolas, associados, clientes do setor, público em geral) e pode ser visitado mediante agendamento. Está aberto de 2ª a 6ª, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h30 (encerra sábado, domingo, feriados e férias da APCOR). 

Para marcar a sua visita contacte a APCOR através do email info@apcor.pt

Se desejar realizar uma visita virtual ao nosso espaço veja o vídeo abaixo.

Cork Experience Tour

O Cork Experience Tour é um serviço da responsabilidade da APCOR e que pretende dar resposta às solicitações dos turistas e público em geral que desejam conhecer empresas de cortiça em atividade. 

Pretende-se fazer do Cork Experience Tour uma experiência única, em que os segredos do processo produtivo vão sendo desvendados ao longo da visita, permitindo dar a conhecer o património material e imaterial que esta indústria abarca. 

As visitas têm um número mínimo de 5 pessoas e máximo de 40 pessoas e são agendadas mediante a disponibilidade das empresas, de 2ª a 6ª feira. Os interessados deverão contactar a APCOR através do e-mailinfo@apcor.pt