Serviços de Apoio
A APCOR disponibiliza aos seus associados um conjunto de serviços em diversas áreas: Aconselhamento Jurídico com incidência nas questões laborais e direito do trabalho, Apoio Económico e Fiscal com destaque para a informação sobre obrigações tributária, projetos e linhas de apoio públicas, Licenciamento Industrial e Ambiente, Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho, em colaboração com o CTCOR – Centro Tecnológico da Cortiça e Formação em articulação com o CINCORK – Centro de Formação Profissional da Indústria de Cortiça.

Dispõe ainda de um leque de Protocolos com condições especiais para os associados, junto de entidades na área da banca, seguros, consultadoria, hotelaria, fornecedores da indústria da cortiça, entre outros. Organiza workshops, seminários e congressos sobre diversas temáticas de relevo para o setor, como a Cork. Global Conference e momentos de interação entre os associados, como o Jantar de Natal. Disponibiliza também as suas instalações para eventos dos seus associados.
Informação

A APCOR recolhe, gere e divulga o conhecimento que é produzido sobre a cortiça e os seus produtos. Assume-se como o centro de informação do setor da cortiça. Possui uma biblioteca, mediateca, fototeca e um arquivo de artigos nacionais e internacionais sobre a cortiça e setores relacionados. Publica o Notícias APCOR, brochuras e folhetos sobre a cortiça e seus produtos. Estabelece uma relação regular com os órgãos de comunicação social nacionais e internacionais. A APCOR elabora estudos setoriais com caráter analítico e prospetivo, pesquisas sobre as preferências do consumidor, disponibiliza informação estatística regular e colabora com outras entidades em trabalhos mais genéricos sobre a fileira da cortiça ou a fileira florestal.

Promoção e Internacionalização

A promoção da cortiça e das suas aplicações desempenha um papel crucial na APCOR. Através de uma diversidade de estratégias e canais de comunicação, a APCOR procura disseminar informação sobre as características e vantagens da cortiça, destacando a sua sustentabilidade, versatilidade e performance. A voz da cortiça tem chegado aos vários continentes (Europa, Ásia, América e Oceânia) e o reconhecimento da cortiça como produto de excelência no mundo tem a marca APCOR. Os seus projetos são desenvolvidos em parceria com as entidades públicas, mas o apoio dos seus associados e das empresas e associações congéneres nos vários países tem sido fundamental para afirmar a cortiça como produto de excelência.

Todos os anos, são desenvolvidas ações de promoção e valorização da cortiça, a nível nacional e internacional, desde a organização de visitas de líderes de opinião ao setor, participação em eventos, gestão dos canais digitais e produção de materiais diversos do qual destacamos o Corkologist.

A associação disponibiliza, ainda, o Cork Welcome Center – um centro de informação sobre a cortiça, desde a floresta aos produtos finais – e o Cork Experience Tour – organização de visitas de turistas às empresas do setor.

Inovação e desenvolvimento

Inovar para crescer é o mote que tem levado a APCOR a promover e a incentivar a inovação e o desenvolvimento como fatores de sucesso do setor e, consequentemente, das empresas. Através da parceria em primeira instância com o CTCOR mas também com empresas, outras associações, escolas e universidades, desenvolve projetos que cobrem diversas áreas com um enfoque particular para a otimização dos produtos e processos mas também a descoberta de novas aplicações para a cortiça.

O conhecimento do sobreiro e da cortiça tem motivado, continuamente, novas áreas de investigação que mobilizam equipas multidisciplinares, tendo gerado saberes e práticas que são implementadas pelos agentes do setor.

Formação
A aposta na qualificação é um pilar fundamental e é assegurado pelo Cincork, entidade protocolada entre a APCOR e o Estado Português, através do IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional.
Qualidade

Em parceria com a C.E.Liège - Confederação Europeia da Cortiça, a APCOR é a entidade responsável em Portugal pela divulgação e apoio à implementação do Código Internacional das Práticas Rolheiras e o respetivo sistema de acreditação, o Systecode. Este sistema estabelece padrões rigorosos para a produção de rolhas de cortiça em toda a cadeia de produção. Anualmente, as empresas são submetidas a auditorias por entidades externas para garantir o cumprimento dos requisitos do sistema, o que reforça a credibilidade e confiança dos consumidores nos produtos de cortiça. Essa parceria entre a APCOR e a C.E.Liège é essencial para fortalecer a posição da cortiça no mercado internacional e assegurar a sua performance.

Normalização
A APCOR apoia o CTCOR, que passou a ser o Organismo de Normalização Setorial, dinamizando o trabalho da Comissão Técnica de Normalização no domínio da cortiça e respetivas subcomissões. Um trabalho que é realizado em parceria com o IPQ - Instituto Português da Qualidade e que visa a análise e atualização das normas para dar resposta aos padrões mais exigentes dos clientes e consumidores do setor.
Contratação coletiva
A APCOR assegura anualmente a negociação da contratação coletiva de trabalho, com os Sindicatos representativos dos trabalhadores da indústria e escritórios, do setor da cortiça, procurando criar condições para o desenvolvimento competitivo das empresas e das condições dos trabalhadores do setor.
Cooperação institucional

A cooperação entre organismos do setor da cortiça e setores adjacentes é outro objetivo da APCOR. Deste modo, além da rede associativa a APCOR coopera regularmente com diversas entidades nacionais e internacionais.

Protocolos

A APCOR estabeleceu protocolos de cooperação com diversas entidades que trazem vantagens aos seus associados. O leque de protocolos estende-se a entidades em áreas tão distintas como: Banca, Seguros, Consultadoria, Hotelaria, Fornecedores da Indústria da Cortiça, entre muitos outros.

Cork Welcome Center

O Cork Welcome Center é um espaço de informação e educação sobre a fileira da cortiça – desde a floresta até aos produtos. É uma montra do setor, dando a conhecer o sobreiro, a cortiça e suas propriedades, bem como evidencia as múltiplas aplicações da cortiça e a inovação setorial.
Possui, ainda, uma pequena loja para quem desejar adquirir alguns produtos.

É um espaço aberto a todos (turistas, escolas, associados, clientes do setor, público em geral) e pode ser visitado mediante agendamento. Está aberto de 2ª a 6ª, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h30 (encerra sábado, domingo, feriados e férias da APCOR). 

Para marcar a sua visita contacte a APCOR através do email info@apcor.pt

Se desejar realizar uma visita virtual ao nosso espaço veja o vídeo abaixo.

Cork Experience Tour

O Cork Experience Tour é um serviço da responsabilidade da APCOR e que pretende dar resposta às solicitações dos turistas e público em geral que desejam conhecer empresas de cortiça em atividade. 

Pretende-se fazer do Cork Experience Tour uma experiência única, em que os segredos do processo produtivo vão sendo desvendados ao longo da visita, permitindo dar a conhecer o património material e imaterial que esta indústria abarca. 

As visitas têm um número mínimo de 5 pessoas e máximo de 40 pessoas e são agendadas mediante a disponibilidade das empresas, de 2ª a 6ª feira. Os interessados deverão contactar a APCOR através do e-mailinfo@apcor.pt