O investimento nos últimos anos na modernização do setor industrial da cortiça permitiu a implementação de métodos de produção de última geração que garantem um rigoroso controlo de qualidade e implementação de princípios de economia circular. 

Elevados investimentos em Investigação e Desenvolvimento (I&D), assim como métodos de produção baseados 100% na utilização de cortiça sustentam a notável eficiência ecológica da indústria. 

Ao longo de todo o processo produtivo, a matéria-prima cortiça é 100% utilizada. Exemplificando, os resíduos provenientes do fabrico das rolhas são transformados em produtos úteis e de excelente qualidade. O granulado de cortiça obtido da moagem de resíduos (subprodutos) é utilizado no fabrico de revestimentos de paredes e pavimentos, artigos para casa e escritório, produtos de design, solas de calçado, aplicações nas indústrias militar, de transportes e aeroespacial, produtos químicos para uso farmacêutico, entre muitos outros. Não se perde uma única grama da matéria-prima. Até o pó de cortiça é utilizado para cogeração de eletricidade. 
A reciclagem de rolhas usadas também está em plena expansão. Embora nunca sejam reutilizadas na indústria vitivinícola, as rolhas usadas são granuladas para produzir muitos outros produtos para as mais variadas utilizações, mantendo as mesmas características da cortiça natural. Isto significa que a rolha de cortiça é a única rolha totalmente natural, renovável e reciclável. 
Saiba mais acerca das práticas de reciclagem promovidas pelo setor.