700 000
hectares de montado de sobro em Portugal 
14 M
De toneladas de CO2 fixados por ano pelo montado 
37 Espécies
de mamíferos num dos mais ricos ecossistemas do mundo
200 Anos
é o tempo médio de vida de um sobreiro
O que é?

Denomina-se montado à área de povoamento mais aberto (a típica paisagem alentejana) que faz lembrar a savana e cuja espécie dominante é o sobreiro. No entanto, os sobreiros podem ser encontrados em comunidade com outras espécies – outro tipo de carvalhos, pinheiro-bravo e pinheiro manso – dando origem aos sobreirais, bosques mais fechados e densos, onde se encontram, também, outras espécies: estevas, sargaços, giestas, entre outros. 

Os montados formam paisagens-culturais, isto é, sistemas que resultam da ação humana por aproveitamento de recursos diversos: a cortiça, os frutos para a alimentação animal, as pastagens ou as culturas agrícolas que coexistem na mesma área e conferem aos montados o seu carácter silvo-pastoril.
Como surgiu?
 

Os montados poderão ter surgido na Pré-História, em parte devido ao uso do fogo pelo Homem, tal como acontece, ainda hoje, nas savanas. Há evidência da continuidade dos montados ao longo da História, tornando-os parte da herança cultural do Mediterrâneo Ocidental. Em regiões como o Sudoeste da Península Ibérica ou a Sardenha constituem parte da identidade regional.

A reconstituição de muitos dos atuais povoamentos de sobreiro, nomeadamente montados, ocorreu a partir de meados do século XIX devido ao aumento do valor mercantil da cortiça e à procura, nas cidades em expansão, de produtos pecuários.

Onde existe? 

O Montado de sobro é um dos mais ricos ecossistemas do mundo, típico da região do Mediterrâneo Ocidental, ocorrendo de forma espontânea em Portugal e Espanha, mas também em Marrocos, na Argélia e na Tunísia. Existe também no Sul de França e na costa ocidental de Itália, bem como nas ilhas Sicília, Córsega e Sardenha, ocupando uma área de mais de 2,1 milhões de hectares. 



Área mundial de montado
 
País  Área (mil hectares – ha) *  Percentagem 
Portugal  720  34 
Espanha  574  27 
Marrocos  383  18 
Argélia  230  11 
Tunísia  86 
França  65 
Itália  65 
Total  2.123  100 

* Fonte: Portugal: IFN, 2019; Espanha: MARM, 2012; Itália: FAO, 2005; França: IM Liège, 2014; Marrocos: HCEF Marroc, 2011; Argélia: EFI, 2009; Tunísia: Ben Jamaa, 2011. 
Certificação florestal

A certificação da gestão florestal é um mecanismo que visa assegurar a gestão sustentada dos ecossistemas florestais através do cumprimento de standards de gestão que cumprem critérios ambientais e socioeconómicos. 

Os dois principais sistemas de certificação florestal são o Program for Endorsment of Forest Certification (PEFC) e o Forest Stewardship Council (FSC) que em Portugal cobrem respetivamente 253 mil e 350 mil hectares da área florestal.