myAPCOR
Faça já o download
da nossa app
Se precisar de ajuda para algum tema relacionado com questões jurídicas, financeiras ou de outra tipologia preencha, por favor, o formulário e daremos resposta com a maior brevidade possível.
pedido de informação

COMUNICADO | Negociações CCT Fabril

Comunicado | 25
# 09.07.24 | Negociações CCT Fabril

Caro Associado,

No âmbito das negociações do Contrato Coletivo de Trabalho cumpre à APCOR informar os seus associados sobre o processo negocial e respetivas conclusões.
Ocorreu no dia de hoje a 4ª ronda negocial não tendo sido possível atingir o acordo com as organizações sindicais.

Num contexto macroeconómico com uma taxa de inflação prevista para 2024 de 2,4% e com as exportações do setor a sofrerem em 2023 um decréscimo em volume de 12,6%, confirmado com um decréscimo de 18,6% no 1º trimestre de 2024, a APCOR pautou as suas propostas por um realismo conjuntural e pela procura em continuar a reforçar o poder de compra dos trabalhadores do setor face à taxa de inflação prevista.

Após quatro rondas negociais onde a APCOR foi evoluindo nas suas propostas, foi apresentada para o Grupo XIV uma proposta final nos seguintes moldes:

a. Salário Base Grupo XIV: Aumento imediato de 36€ e um aumento adicional de 24€ a partir de janeiro de 2025. Desta forma os trabalhadores do setor atingiriam um aumento de 60€ colocando, a partir de janeiro de 2025, o salário base do Grupo XIV nos 988 €.
b. Subsídio de Alimentação: Aumento imediato de 0,21€/dia colocando o valor do subsídio de alimentação em 6,75€/dia
c. Vigência do CCT: Manter a vigência do CCT até 31 de maio de 2025.

A proposta não foi aceite pelas organizações sindicais pelo que não foi possível um acordo que, no nosso entendimento, continuaria a reforçar o poder de compra real dos trabalhadores do setor.

Ficou agendada uma reunião final na próxima sexta-feira 12 de julho na sede da APCOR.

Com os melhores cumprimentos,
APCOR